Integração de Mídias e Prática Pedagógica
Assim como a tecnologia, a educação e a comunicação sempre estiveram intimamente ligadas e caminharam juntas no processo histórico da humanidade, desde os tempos remotos. Essas caminharam a passos largos com o desenvolvimento tecnológico.
Diante de tal fato, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo, formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico. É preciso que o aprendiz seja colocado em contato com as novas tecnologias. Para tanto, é necessário que os professores incorporem em sua prática pedagógica a integração de mídias, visando o fornecimento da aprendizagem, enriquecendo as experiências dos alunos tornando a escola mais ativa e dinâmica. Ainda é preciso que o professor mude as formas de ensinar. Este precisa saber contextualizar a aprendizagem, o que é significativo para os alunos, trabalhando com atividades diversificadas como projetos de interesse dos mesmos, desenvolvendo competência e transformando-as em conhecimentos. “O papel do professor da educação deve voltar-se à democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias, suas linguagens e conseqüências.” (SAMPAIO, LEITE, 1999.p.15).
Com a integração das mídias à prática pedagógica o professor é orientador do estudo, o aluno é agente da aprendizagem, a sala de aula é ambiente de cooperação e construção, há troca de experiências entre aluno/professor, professor/aluno, o aluno estuda por motivação; os conteúdos curriculares atendem a uma estrutura flexível e aberta; a tecnologia está dentro do contexto.
Conclui-se que cabe ao professor usar a tecnologia como apoio à construção do conhecimento, sabendo que essa por si só não opera nenhuma mudança. Deve haver a mediação do professor em todo o processo. É preciso que esse tenha a competência de ser um aprendiz, um pesquisador, um instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento.
Integrando mídias à prática pedagógica, estará operando mudanças qualitativas no ensino, em busca da construção do conhecimento do aluno e do professor, ambos tendo papéis ativos no processo para o desenvolvimento de novas competências, visando assim a auto-aprendizagem.
Referências bibliográficas:
• Módulo I- 3ª Edição- revista e ampliada- UNOPAR- Londrina,2004. p.5,7,9,10, 13
• Normal superior – 3º Período- EDUCON, UNITINS, p.52
• Tecnologias em Educação: Competências e saberes do professor. Disponível em especializacaotecnologiasemeducacao.blogspot.com/.../competncias-e-saberes-do-professor.html. Acesso em 22 de fevereiro de 2010
Obs.: Este texto foi desenvolvido na atividade final do conteúdo PIM no Curso Tecnologia em Educação/PUC/Rio
Mediadora: Cíntia Boher
oi querida! esse texto é seu? é interessante você colocar as suas ideias e pesquisas para "adiantar" os textos utilizados em seu TCC.
ResponderExcluirParabéns pela organização do blog!
beijos orgulhosos